quarta-feira, 23 de julho de 2014

Televisão x Internet

Sem dúvida, a televisão revolucionou o mundo, influenciou comportamentos, marcou décadas e hoje é o meio de comunicação com maior penetração e importância no mundo, mesmo depois da popularização da Internet. No Brasil, a televisão virou um fenômeno desde que a primeira transmissão foi feita no ano de 1950. No ano de 2008, de acordo com o IBOPE, 93% das residências do país possuem aparelho de televisão, já o número de casas com Internet não passava de 23% da população. No entanto a internet não coloca  fronteiras como a televisão, na qual você só vê o que te mostram enquanto que na internet você vê o que buscar saber.
                                                                              https://www.youtube.com/watch?v=IrjoJ4DY4E8

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Rádios livres

 A gestão e programação das rádios livres se  dá geralmente de forma coletiva, por meio de assembleias. Ás rádios livres seriam meios alternativos de informação.  Os grupos que fazem rádio livre se questionam através da prática de desobediência civil a legitimidade dos aparelhos jurídicos de regulamentação dos meios de comunicação geralmente alinhados aos interesses estatais e ou corporativos.

                                                       https://www.youtube.com/watch?v=o6xqmEDWqRY

Rádio Pirata

O termo rádio pirata surgiu na década de 60, significa um tipo de emissora de rádio que não encontra-se vinculada a partidos políticos, entidades religiosas, órgãos estatais ou grupo de interesse comerciais, se contrapõe também a apropriação tendenciosa do conceito de rádio comunitária por estes mesmos grupos.

                                                        http://www.blogdaresenhageral.com.br/tag/radio-pirata

Pelo que lutam as rádios comunitárias

Ainda que sejam evidentemente ferramentas de grande utilidade nas comunidades, as rádios comunitárias não vem muitos motivos para comemorar os 15 anos de existência, pois, desde sua aprovação em 1998 pela lei 9.612 que regula as rádios comunitárias no brasil, radialistas encontram-se numa intensa luta para reduzir as restrições impostas pela lei, que viola o direito a comunicação das rádios. Dentre a maior crítica está o baixo alcance impostos as rádios, pois as emissoras só podem transmitir em até um quilometro de raio e com potencia máxima de 25 watts.

                                                         https://www.youtube.com/watch?v=LpXbhjHrYWg

Rádios Comunitárias

Rádios comunitárias são emissoras sonoras em FM, que não possuem fins lucrativos,tem potencia limitada a 25 watts, tem a finalidade de proporcionar informações, cultura,entretenimento e lazer a pequenas comunidades. A essas comunidades proporcionam também a oportunidade de divulgação de ideias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais, ou seja, dá à comunidade a condição de ter um canal totalmente dedicado a ela própria.

          file:///C:/Users/Catharinne/Videos/R%C3%A1dios%20Comunit%C3%A1rias%20%20o%20que%20s%C3%A3o%20e%20como%20funcionam%20-                                                                                                           %20YouTube.htm

Projeto Político Pedagogico Da Faculdade de Educação da UFBA

Ocorreu no dia 02 de junho de 2014 o primeiro encontro de discussão sobre o PPP da faculdade de educação da UFBA,. A mesa foi formada pelos professores: Roseli Sá, Cristina D'avila, Ronilson Santos, João Batista e pela professora da faculdade de educação e também reitora da universidade Dora Leal, na plateia estavam além de outros professores, estudantes da UFBA e de outras instituições superiores de ensino.
O PPP instituirá as diretrizes em linhas gerais da proposta curricular da faculdade de educação, este primeiro encontro como disseram os palestrantes foi apenas o inicio de uma caminhada, afinal o PPP de uma instituição deve ser algo que é adaptado ao momento em que se vive, portanto, muita conversação ainda deve ocorrer. O PPP não deve ser considerado uma obrigação e sim uma necessidade da instituição.
Muitos aspectos foram postos em debate o que deixou os estudantes da faculdade de educação cheios de expectativas e muito confiantes que ocorrerão mudanças favoráveis as propostas de ensino da faced.


Do computador pessoal ou computador como instrumento de uso coletivo

O surgimento da possibilidade de comunicação planetária foi um fator contribuinte também para a mudança do computador apenas como instrumento pessoal para o computador como instrumento coletivo, o que nos colocou na era da conexão generalizada, do tudo em rede, primeiro fixa e agora cada vez mais móvel.
                                                        http://pontodeanalises.blogspot.com.br/2006/08/pc-faz-25-anos.html

Possibilidade de Comunicação Planetária

Um dos fatores que contribuíram para o surgimento e ampliação da cibercultura foi a possibilidade de comunicação planetária, que inteira mediaticamente a facilidade de qualquer individuo poder se apropriar de informações em tempo real, sob diversas formas e modulações( escrita, imagética e sonora), para qualquer e de qualquer lugar do planeta. 

                                          http://ciberinnovation.wordpress.com/page/2/

Tecnologia é cultura

A tecnologia deve ser pensada como cultura, a cultura digital " cibercultura" surge da relação que se estabelece entre o homem e as novas tecnologias, portanto ela é a cultura contemporânea, que rodeia nossas vidas e nos fazem integrantes não só do espaço físico que habitamos mais  de todo o planeta.

                               http://tecnologia.culturamix.com/tecnologias/tecnologia-nas-empresas

Internet como ferramenta de transformação

A Internet é hoje também uma ferramenta de transformação, nesta frase transformação pode ter muitos sentidos , mais me refiro à tentativas de transformações sociais. Atualmente nos deparamos muito com lutas por melhoras sociais seja em busca do que for, muitos desses movimentos são organizados pela Internet, o que nos faz perceber que as lutas de hoje não se dão apenas por guerra armada e sim por movimentos organizados principalmente virtualmente.
                                       http://amesbh.blogspot.com.br/2012/01/movimentos-sociais-organizados-pela.html

Redes socias na educação

Quando um professor se propõe a utilizar redes sociais na escola, iniciará um caminho que poderá ser muito favorável ao trabalho com  os alunos, que na sua maioria sempre estão abertos a esses tipos de prática. No entanto não se deve esperar que uma rede social como exemplo do facebook que tem características próprias múdias para  adaptar-se a a praticas educativas, mais sim deve-se utilizar a rede social como uma ferramenta para a educação.

                                   http://cpers-20nucleo.blogspot.com.br/2013_10_01_archive.ht

tecnologia Móvel na educação

A tecnologia móvel pode ser aplicada na educação, com a emissão e recepção de conhecimentos, ou seja, possibilita a comunicação interativa que faz com que todos aprendam com todos. para isso é preciso que o conhecimento saia do paradigma da escrita, pois há múltiplas linguagens, e o conhecimento se dá através de todas elas.

                          http://pedagogiaetecnologiaemfoco.blogspot.com.br/2013/10/a-integracao-das-tecnologias-na.html

Nômades virtuais

Segundo a professora Maria Helena Bonilla em uma vídeo conferencia com o tema educação em tempos de conexão, nós seres humanos nos tornamos "nômades virtuais", conectados a todo tempo,portanto não tem mais sentido fazermos uma distinção entre o virtual e o presencial, pois ao está no virtual se está também no presencial, pois, se participa efetivamente no espaço onde se encontra. Os espaços hoje são espaços híbridos, portanto não tem sentido falar que um sujeito é usuário da tecnologia mais sim sujeitos integrantes da mesma.

                              http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2011/08/aspectos-fisicos-e-naturais-da-africa.html

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Rádio web

As  transmissões de rádio começaram na década de 20 mais foi só em 1954 que o radio ficou disponível em situações de mobilidade. Ouvir rádios pela Internet era antigamente possível apenas pelo pc, isso mudou quando a conectividade sem fio alimentou a sociedade e possibilitou as transmissões via web.


 http://oscomunicadores.com.br/site/wp-content/uploads/2013/01/radio01.jpg

                      http://oscomunicadores.com.br/site/pagina-exemplo/

Importancia da tecnologia para o desenvolvimento da sociedade

o progresso tecnológico nas suas diversas formas, significa também o progresso da sociedade. No que se refere a historia da civilização brasileira, na época em que o Brasil era colônia de Portugal, segundo Ciro Cardoso (2000) grande historiador brasileiro  as novas ideias no que se refere a tecnologia  não eram bem aceitas, ou melhor não tinham espaço na sociedade, para isso os colonizadores nunca investiram em universidades e somente em muito poucas escolas nas quais na verdade o ensino era maioritariamente se não somente religioso, como exemplo da compania de Jesus, fundada pelos Jesuítas. a situação se deu desta forma pois naquele momento era desfavorável a circulação de novas ideias de progresso técnico, o resultado era a grande precariedade social em que vivia a sociedade da época. Nos dias atuais  o progresso tecnológico faz parte das nossas vidas, e desta forma auxiliam cada vez mais no desenvolvimento da sociedade e portanto das pessoas inseridas nela. Assim podemos refletir sobre o papel que tem a tecnologia em nossas vidas hoje, e nos colocarmos na época da colônia, fazendo uma conexão historica da sociedade.
                                     http://ilquotidianoinclasse.ilsole24ore.com/wp-content/uploads/2013/11/e95fbf129a1d070d574bb5453cf34eb2-300x225.jpg
                                              http://ilquotidianoinclasse.ilsole24ore.com/2013/11/la-
                                                                tecnologia-sconvolgera-la-vita-di-ognuno-di-noi/